Defesa de Trabalhadores

Sobre

O projeto Edésio Passos 50 Anos de Advocacia não é apenas a biografia de um dos mais notórios advogados trabalhistas do estado do Paraná. Contar a história de Edésio Franco Passos passa por reconstruir outras tantas. A partir da trajetória pessoal de Edésio, reconstruímos episódios da advocacia trabalhista, da luta dos trabalhadores, da política e da construção de um mundo melhor. Momentos marcantes na história paranaense e brasileira nestes últimos 50 anos.

A iniciativa surgiu como uma ideia na cabeça do advogado André Passos, filho do Edésio, que logo foi abraçada pelo Escritório Passos&Lunard e recebeu apoio da Fetiesc (Federação dos Trabalhadores das Indústrias de Santa Catarina), da Fetropar (Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Paraná), da Fetracospar (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Paraná) e do Sinttrol (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londrina) além da produção da Banquinho Publicações. O resultado é um livro, um documentário e uma exposição de fotos. Todos disponíveis ao público.

As entrevistas que deram suporte à pesquisa podem ser conferidas aqui, na íntegra, em vídeo. Cada entrevistado traz sua visão pessoal, além de um complemento sobre a conjuntura de cada época e área de intervenção em que Edésio atuou.